domingo, 29 de junho de 2008

Cefet em Betim

Para implantar o Cefet em Betim, a prefeitura irá reformar o Cetap, adequando as atuais instalações para receber a nova unidade. Serão construídos no local dois laboratórios e alguns ambientes serão modificados para se transformar em salas de aula. Além disso, para receber o Cefet foi retirada do Cetap a gráfica da Secretaria de Administração e também foi reduzido o espaço do programa Oficina Escola que funcionava no local.

Inicialmente, a unidade do Cefet em Betim vai oferecer o curso pós-médio de química industrial para jovens com idade entre 18 e 24 anos que sejam oriundos de escolas públicas. Serão 72 vagas, sendo 40 para turno diurno e 32 vagas para o período noturno.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foi feito um levantamento do curso técnico que tinha a maior demanda no município. Por isso, foi definido que o primeiro curso será o de química industrial, mas futuramente também devem ser implantados na unidade os de mecânica e eletrotécnica.

RECURSOS PRÓPRIOS

Segundo o secretário Carlos Abdalla, o Cefet-Betim está sendo instalado totalmente com recursos municipais. É a prefeitura que vai arcar com a capacitação dos profissionais, pagamento da equipe que vai atuar na unidade, o local onde funcionará o Cefet, entre outras despesas. O Cefet-Minas será responsável apenas por selecionar e treinar os professores que irão trabalhar na unidade de Betim e por coordenar o ensino oferecido aos estudantes.

"O Cefet é uma instituição de ensino que pertence ao governo federal, mas a unidade que está sendo implantada em Betim será totalmente custeada com recursos municipais. Nós assinamos o convênio para a criação do Cefet no município em 2006 e tentamos enquadrar a unidade de Betim no projeto do governo federal de expansão do Centro de Educação Tecnológica em todo o Brasil. Mas não conseguimos esse benefício que foi dado a outros municípios mineiros, como Contagem, Ouro Preto e Divinópolis, cidades com menos vocação industrial, mas que são administradas pelo PT ou por partidos coligados, como o PMDB. Apesar de não ter recursos federais no projeto, o prefeito Carlaile Pedrosa decidiu implantar a unidade com verba própria e, por isso, em junho vamos fazer o vestibular para iniciar as aulas do Cefet em Betim", ressalta Abdalla.



Fonte:http://www.otempobetim.com.br/otempobetim/noticias/?IdNoticia=991
ACESSADO EM 28/06/08 às 15:00HS

Nenhum comentário: