domingo, 29 de junho de 2008

Experiência

Bolhas de sabão gigantes

Você vai precisar de:

água
detergente
Xarope de milho
Mangueira de gás ou bambolê
Bacia plástica larga


Mãos a obra:

Para preparar a solução especial para fazer bolhas de sabão gigantes, misture para cada copo de detergente um copo de água e acrescente meio copo de xarope de milho. Embora você possa usar esta solução imediatamente, ela fica melhor quando se espera um ou dois dias. Você pode usar um grande número de apretechos para soprar bolhas de sabão. Você pode entortar um cabide de metal até que ele forme um círculo, ou usar um pedaço de barbante que se passou por dois canudinhos de plástico e se amarrou as pontas. Para bolhas realmente gigantes, nós usaremos um aro feito com uma mangueira de gás (você pode aproveitar um bambolê de plástico também). O tamanho do aro para formar as bolhas dependerá do tamanho da bacia onde você colocará a solução. Usando a bacia como medida, corte um pedaço de mangueira de gás de forma que ao formar um aro caiba com alguma folga dentro da bacia. Para as duas pontas do aro você pode usar um pequeno de madeira ou vários palitos de sorvete, de modo que cada ponta da mangueira encaixe bem firme. Coloque na bacia a solução que você preparou. Deite o aro na solução e molhe bem os dois lados. Certifique-se de que você tem solução suficiente para que o aro fique completamente mergulhado. Segure o aro pela sua parte exterior e lentamente levante uma das pontas até retirá-lo completamente da solução, formando um filme de sabão no interior do aro. Caso você não tenha conseguido formar o filme ou ele tenha estourado,continue tentando até pegar bem o jeito. Evite colocar seus dedos na parte interior do aro. Quando o filme estiver formado, balance o aro para cima e para baixo. Com um impulso firme, porém sem muita pressa, puxe o aro para cima e ao mesmo tempo ande para trás, formando um longo tubo com filme de sabão. Pratique bastante esta etapa. Para formar bolhas gigantes você deve girar o aro após formar o tubo, de modo a fechar a bolha. Pratique sem pressa e, de preferência, em um lugar aberto e que possa ser molhado.

Para pensar:

Por que as bolhas de sabão são esféricas? Por que colocamos xarope na solução?

O que acontece:

Bolhas de sabão feitas com uma mistura, como a sugerida aqui, levam-nos a pensar que o sabão aumenta as interações entre as moléculas de água. Afinal, o filme de sabão se comporta como um fino e delicado balão de borracha, com elasticidade e resistência muito maior do que a esperada. Na verdade o que ocorre é justamente o oposto. As interações entre moléculas de água são tão fortes que nunca conseguiríamos separá-las para formar uma bolha sem a ajuda do sabão. Quando a água está no interior de uma gota, por exemplo, ela está confortavelmente cercada de outras moléculas. Já quando ela está na superfície da gota, só existem moléculas de água abaixo dela, e não acima, onde se encontre ar. Quando está em uma bolha, a água está exposta em uma superfície muito maior do que ela estaria em uma gota. Para diminuir esta superfície para um mínimo, a bolha assume uma forma esférica, na qual temos a menor área superficial possível em relação ao volume da bolha. O sabão diminui as interações entre as moléculas de água, pois se coloca entre elas. A elasticidade do filme de água e sabão é devida às interações entre as moléculas de água que ainda restaram mesmo com a adição do sabão.
Colocamos o xarope de milho na nossa mistura para aumentar a resistência das bolhas. A bolha de sabão apresenta uma grande área superficial em um filme muito fino. Esta grande superfície facilita a evaporação da água, e o filme fica cada vez mais fino até que... POP! A bolha estoura. O xarope de milho (ou outras substâncias pouco voláteis como o açúcar ou glicerina) forma fortes interações com a água, dificultando a sua evaporação.
As bolhas de sabão vêm encantando crianças e adultos há muito tempo. Desde o século 19 já se sopravam bolhas usando simples cachimbos de sabão. Nos anos 1940 a solução para se soprarem bolhas de sabão começou a ser engarrafada e comercializada e hoje estas soluções são um dos brinquedos mais vendidos no mundo.
Mas será que as bolhas ajudam na limpeza das roupas, pratos, etc.? Na verdade as bolhas têm um papel muito pequeno na remoção da sujeira. Quando a única alternativa era se usar o sabão comum, um problema aparecia em regiões onde a água utilizada continha muitos sais de cálcio e magnésio dissolvidos, a chamada água “dura”. Estes sais formam compostos insolúveis com o sabão comum. Desta forma ao lavar um prato se a pessoa observava a presença de bolhas, ela sabia que estava usando sabão suficiente para dar conta de todo o cálcio ou o magnésio e ainda remover a gordura. Os detergentes sintéticos não formam compostos insolúveis com o cálcio ou o magnésio, mas foram rejeitados pelos consumidores, que associam um bom detergente com a quantidade de espuma produzida. Hoje se colocam outros aditivos que ajudam na formação de bolhas, muito embora um detergente que não forme espuma saia muito mais facilmente na água.

MATEUS,Alfredo.Química na Cabeça,Belo Horizonte,UFMG,2001

Nenhum comentário: