domingo, 29 de junho de 2008

É química e tem explicação

Reciclando papel

Você vai precisar de:

Tela plástica ou de metal
Duas molduras de madeira
Grampeador
Tigela rasa e larga
Papel usado
Água
Liquidificador

Mãos à obra:

Preparando o molde:

A sua tela com moldura deve ter um tamanho que caiba confortavelmente na tigela onde iremos colocar a polpa de papel. Prepare a moldura de madeira prendendo quatro pedaços de madeira cujas pontas foram cortadas em um ângulo de 45°. Alternativamente você pode usar uma porta – retrato com moldura, ou adquirir uma pronta em uma loja de materiais para silk screen. Até mesmo uma peneira plana para alimentos serve. Prenda a tela na moldura usando um grampeador. Prepare uma segunda moldura do mesmo tamanho, sem a tela.

Preparando o papel:

Corte as folhas de papel usado em pequenos pedaços. Você pode deixar os pedaços de papel de molho por algumas horas para ajudar a amolecer o material. Coloque os pedaços aos poucos no liquidificador contendo pelo menos dois terços de sua capacidade de água. Bata a mistura até que todo o papel tenha se desmanchado e você tenha polpa uniforme. A polpa está agora pronta para se formar o papel. Existem duas maneiras de se formar a folha de papel. Nesta atividade iremos mostrar a mais simples. Coloque q moldura, com a tela voltada para cima, sobre a tigela, apoiando-a na borda. Coloque a segunda moldura sobre a primeira. Despeje a polpa de papel sobre o molde. Espalhe bem a polpa de forma a obter uma espessura uniforme. Deixe a água escorrer livremente. Remova a moldura superior e deixe a polpa secar completamente sobre a tela. O papel está pronto para ser retirado.

O que acontece:

O papel é composto de fibras de celulose. A celulose é um polímero natural presente em todas as plantas. Ao bater as fibras com a água estamos separando estas fibras. Quando “peneiramos” o material, deixamos as fibras de celulose se aproximarem uma das outras e, à medida que a água vai secando,o papel vai se formando. As interações que se formam entre as fibras de celulose são chamadas de ligações de hidrogênio. A água também apresenta este tipo de interação entre suas moléculas e forma estas interações com a celulose. Enquanto temos água presente, as cadeias de celulose não conseguem se juntar firmemente, pois a água compete pelos mesmos pontos onde elas se ligam. Quando o material está seco, temos uma folha de papel muito mais resistente.
A reciclagem de papel é um processo muito importante para diminuir a quantidade de lixo que irá acabar nos aterros. Algumas dificuldades do processo são as grandes variedades de tipos de papel, a presença de tintas que devem ser removidas e a contaminação do material.

MATEUS,Alfredo.Química na Cabeça,Belo Horizonte,UFMG,2001

Nenhum comentário: