segunda-feira, 30 de junho de 2008

domingo, 29 de junho de 2008

Química Industrial


A carreira

Nos últimos seis anos, o mercado de perfumaria e cosméticos quase triplicou no Brasil. De 1992 a 1997 surgiram 1250 empresas do ramo, espalhadas pelo país. O faturamento dessa indústria pulou de 1,7 bilhão de dólares em 1992 para 4,8 bilhões em 1998. "Nesse período, foram criados 10000 empregos, em todos os níveis", diz João Carlos Basílio da Silva, presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético. Um dos profissionais mais importantes nesse setor é, exatamente, o químico. Afinal, cabe a ele pesquisar a composição e as propriedades de transformação das substâncias."A vida é química", afirma o professor Walter Colli, da USP, em São Paulo. "Uma folha de alface é um laboratório químico, um mico-leão-dourado é um sistema químico organizado. "Ou seja, todo ser vivo só vive graças aos processos de combinação de elementos. "Por causa dessa abrangência, o universo do químico é muito vasto", diz o professor José Eduardo de Oliveira, da Unesp de Araraquara, em São Paulo. "Enquanto um profissional se dedica ao desenvolvimento de derivados do petróleo, outro pode estar atestando a autenticidade do quadro de um pintor."Uma das funções desse profissional é zelar pela qualidade de vida da população. É o que faz Andréa Guaracho, que trabalha na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Andréa é uma das responsáveis pela água que chega á casa de 3,5 milhões de habitantes da zona leste da Grande São Paulo. "Faço a análise de amostras da água da região para garantir que ela esteja adequada ao consumo", conta.

Química industrial

O químico industrial, ou químico com atribuições tecnológicas, aplica princípios e métodos químicos aos processos industriais. Nas fábricas, ele tem um série de atividades. Além de desenvolver novos produtos, faz o controle de qualidade, elabora projetos de processamento, coordena a operação e a manutenção de equipamentos, além do tratamento dos resíduos industriais, para evitar danos ao meio ambiente.Em virtude da atual tendência à redução de pessoal nas empresas, é comum que um mesmo profissional esteja envolvido não só com desenvolvimento e pesquisa, mas também com a comercialização do produto, da definição da embalagem à venda. "No nosso ramo, na hora de fazer negócio é mais fácil trabalhar com quem entende de química, porque a linguagem empregada é muito específica", diz Isaac Plachta, da Associação Brasileira da Indústria Química. Quem optar por essa profissão precisa saber que vai disputar vagas com os engenheiros químicos, que igualmente atuam na área.

O mercado

Além do setor de cosmético, o petroquímico é o que promete maior crescimento, principalmente na área de polímeros. A Associação Brasileira da Indústria Química prevê investimentos da ordem de 2,7 milhões de dólares nos próximos dois anos. "Há também boas perspectivas para as consultorias ambientais, que lidam com reciclagem de produtos e reaproveitamento de embalagens. Nela estão as melhores chances para os recém-formados montarem negócio próprio", diz o professor Atílio Vanin, da USP. A maior oferta de empregos está concentrada nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.Salário médio inicial: R$ 965,60Em alta: Indústria de cosméticos

O curso

Os dois primeiros anos são ocupados por disciplinas básicas, como química orgânica, química inorgânica, físico-química e bioquímica. No terceiro ano, você vai optar entre a licenciatura e o bacharelado em química ou em química industrial. Nos laboratórios, aprenderá a manipular substâncias e equipamentos. O estágio é obrigatório. Duração média: quatro anos.

FONTE: http://www.algosobre.com.br/guia-de-profissoes/quimica-industrial.html
Acessado em 29/06/08 às 17:05HS

O PROJETO

QUÍMICA

O mundo além das fórmulas


OBJETIVO:

Levar as pessoas a perceberem o quanto a química nos ajuda no dia-a-dia, desenvolvendo novos valores e atitudes sobre a química na escola, sendo capazes de observar, manipular objetos e testar novos conhecimentos, através dos experimentos, objetivando a construção do conhecimento cientifico através do curso Química industrial.


  • Mostrar o vasto campo de trabalho de um profissional de química.
  • Mostrar as várias habilidades que um profissional de química precisa desenvolver.
  • Despertar interesse pela química através das aplicações práticas.
  • Despertar nos alunos maior interesse por esse tema.
  • Mostrar a química em nosso dia-a-dia através de experimentos simples.


JUSTIFICATIVA:
POR QUÊ ESTUDAR E PESQUISAR QUÍMICA?

1. A química ajuda encontrar soluções dos problemas da sociedade, com aspectos científicos e técnicos. Por exemplo: o que pode ser feito em relação às influências da chuva ácida no meio-ambiente?
2. Atua como um instrumento prático para o conhecimento e a resolução de problemas em muitas áreas de atuação da vida humana. É usada rotineira e extensivamente em engenharia, agricultura, silvicultura, oceanografia, física, biologia, medicina, tecnologia de recursos ambientais, nutrição, odontologia, metalurgia, eletrônica, ciência espacial, tecnologia fotográfica e em inúmeros outros campos.
3. Algumas pessoas estudam química simplesmente para satisfazer suas curiosidades naturais a respeito da realidade física. Elas estudam química por gosto próprio, devido ao que se revela sobre a natureza do universo e da terra. Estudar o comportamento químico da matéria pode ser um interessante passatempo que, algumas vezes, conduz a uma vocação recompensadora.
4. É importante para mostrar que química não é somente decorar fórmulas, ela abrange um vasto campo de trabalho prático que muitos não conhecem e que quando mostrado, desperta muito mais interesse por essa profissão.
5. Com mais alunos se interessando por esse tema, todos se beneficiarão; pois eles irão ingressar em um mercado de trabalho promissor.



METODOLOGIA


  • Trabalho de campo com visita a PUC Betim, ao Colégio Diretriz de Betim e a UFMG de Belo Horizonte.

  • Estudo e análise de textos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


RUSSEL, John Blair ,Química Geral. 2ed. São Paulo: Makron Books, 1994. 1v.

http://www.vestibular1.com.br/duvidas/quimica_engquim.htm
Acessado em 29/06/08 às 13:00HS

http://www.otempobetim.com.br/otempobetim/noticias/?IdNoticia=991
ACESSADO EM 28/06/08 às 15:00HS

http://www.ufmg.br/mostradasprofissoes/cursos/quimica.htm
ACESSADO EM 29/06/08 ÀS 17:15HS

FONTE: http://www.algosobre.com.br/guia-de-profissoes/quimica-industrial.html
Acessado em 29/06/08 às 17:05HS

MATEUS,Alfredo.Química na Cabeça,Belo Horizonte,UFMG,2001

O PROFISSIONAL DE QUÍMICA

Definição: Químicos estudam a composição, as propriedades e as transformações e reações da matéria — solo, água, ar e poluentes; tintas corantes, borracha, petróleo, têxteis; minerais e metais; metabolismo. Realizam ensaios e experimentos para investigar as reações e possibilidade de transformação das substâncias. Aprimoram e criam produtos, além de determinar novos usos para os já existentes. Buscam métodos de análise que possibilitem o controle de qualidade dos produtos e processos de produção.

Atividades: O campo de trabalho dos químicos é bastante vasto. Seus principais setores de atuação são:
• indústria: resolvem problemas como controle de qualidade da produção, análise de matérias-primas e dos produtos fabricados; comandam técnicos e assessoram engenheiros na linha de fabricação; elaboram novos processos de produção, com análise da viabilidade técnica e econômica; pesquisam a criação ou aperfeiçoamento de produtos (pesquisa aplicada);
• avaliação ambiental: atuam em projetos de preservação ambiental, como controle da poluição, para agências do governo ou empresas privadas cujas atividades podem acarretar danos ao meio ambiente;
• ensino e pesquisa: lecionam no ensino médio e superior; desenvolvem pesquisas básicas (que investigam os processos e propriedades da química) em universidades, institutos e centros de pesquisa;
• vendas e marketing: vendem produtos químicos dando aos clientes explicações técnicas sobre sua composição e aplicação; apuram as necessidades do cliente e criam produtos exclusivos.

Condições de Trabalho: Químicos cumprem horário regular de trabalho em laboratórios, centros de pesquisa, salas de aula, linhas de fabricação ou escritórios. Algumas indústrias, como a petroquímica, exigem trabalho noturno. Profissionais dedicados à pesquisa costumam gastar mais tempo nos laboratórios. É comum as pesquisas serem feitas em equipe. Às vezes, o trabalho externo é necessário para coleta de dados (ex.: coleta de amostras de água para verificar o nível de poluentes). Algumas reações químicas causam odores fortes e podem ser tóxicas. Por isso, o químico deve estar sempre atento às normas de segurança, usar máscaras e luvas. Os vendedores técnicos trabalham em escritórios ou visitando clientes.

Características Pessoais: Atenção a detalhes; capacidade de análise; capacidade de concentração; capacidade de observação; curiosidade; espírito de investigação; facilidade para matemática; gosto pela pesquisa e pelos estudos; habilidade para trabalhar em equipe; interesse pelas ciências; método.

Qualificação Requerida: Para ser químico é exigido o diploma do curso superior em química, com duração de quatro anos. O diploma de licenciatura é exigido para aqueles que querem lecionar no ensino médio. Os professores universitários e pesquisadores podem optar pelo diploma de bacharelado e, assim, cursar apenas as matérias de formação especializada. Hoje, a maioria das instituições de ensino superior exige pós-graduação. O candidato ao cargo de docente deve ter no mínimo grau de mestre.

Recrutamento: Os candidatos a pesquisadores ou professores em instituições públicas terão que passar por concurso. No setor privado, a melhor opção é enviar o currículo para os departamentos de recursos humanos. Alguns programas de estágios são anunciados nas faculdades. O estágio pode ser uma boa oportunidade para se ingressar no mercado. O processo de seleção, às vezes, é rigoroso: o candidato passa por prova de conhecimentos específicos, dinâmica de grupo e entrevistas.

Mercado de Trabalho e Perspectivas : O mercado de trabalho para químicos é promissor. Existem cerca de 100 mil profissionais atuando na área de química, entre técnicos, químicos, engenheiros químicos e petroquímicos, 90% dos quais empregados na indústria. Formam-se cerca de 1.500 químicos por ano nas universidades do país. O setor de vendas técnicas é bastante promissor, principalmente em pequenas e médias empresas. As empresas precisam de profissionais qualificados, com experiência, domínio de inglês e preferencialmente especialização em vendas. Há oportunidades de trabalho também no setor de química fina: indústria petroquímica, de tintas, adesivos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, bebidas, fármacos, polímeros condutores de energia elétrica (para serem usados nos circuitos de computadores) e as cerâmicas supercondutoras e super-resistentes, que poderão substituir o metal nos motores. Também crescem as chances na área de consultoria ambiental, já que hoje a legislação é mais rigorosa com relação à preservação do meio ambiente.

Remuneração: O salário médio de um químico com cinco anos de carreira é de cerca de R$2.000. Na indústria, esse valor pode chegar a R$4.000. Nas universidades federais, a remuneração dos professores varia de acordo com os títulos, cerca de R$1.500 para professores assistentes a R$3.200 para titulares. Pesquisadores ganham em média R$900 e bolsistas entre R$730 para mestrado e R$2.200 para pós-doutorado. Nas escolas federais e estaduais o professor ganha cerca de R$1.300 por 40 horas semanais de trabalho. Escolas particulares pagam uma média de R$17 e os cursos pré-vestibulares R$35 por hora/aula.

FONTE:http://www.vestibular1.com.br/duvidas/quimica_engquim.htm
Acessado em 29/06/08 às 13:00HS

Cefet em Betim

Para implantar o Cefet em Betim, a prefeitura irá reformar o Cetap, adequando as atuais instalações para receber a nova unidade. Serão construídos no local dois laboratórios e alguns ambientes serão modificados para se transformar em salas de aula. Além disso, para receber o Cefet foi retirada do Cetap a gráfica da Secretaria de Administração e também foi reduzido o espaço do programa Oficina Escola que funcionava no local.

Inicialmente, a unidade do Cefet em Betim vai oferecer o curso pós-médio de química industrial para jovens com idade entre 18 e 24 anos que sejam oriundos de escolas públicas. Serão 72 vagas, sendo 40 para turno diurno e 32 vagas para o período noturno.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foi feito um levantamento do curso técnico que tinha a maior demanda no município. Por isso, foi definido que o primeiro curso será o de química industrial, mas futuramente também devem ser implantados na unidade os de mecânica e eletrotécnica.

RECURSOS PRÓPRIOS

Segundo o secretário Carlos Abdalla, o Cefet-Betim está sendo instalado totalmente com recursos municipais. É a prefeitura que vai arcar com a capacitação dos profissionais, pagamento da equipe que vai atuar na unidade, o local onde funcionará o Cefet, entre outras despesas. O Cefet-Minas será responsável apenas por selecionar e treinar os professores que irão trabalhar na unidade de Betim e por coordenar o ensino oferecido aos estudantes.

"O Cefet é uma instituição de ensino que pertence ao governo federal, mas a unidade que está sendo implantada em Betim será totalmente custeada com recursos municipais. Nós assinamos o convênio para a criação do Cefet no município em 2006 e tentamos enquadrar a unidade de Betim no projeto do governo federal de expansão do Centro de Educação Tecnológica em todo o Brasil. Mas não conseguimos esse benefício que foi dado a outros municípios mineiros, como Contagem, Ouro Preto e Divinópolis, cidades com menos vocação industrial, mas que são administradas pelo PT ou por partidos coligados, como o PMDB. Apesar de não ter recursos federais no projeto, o prefeito Carlaile Pedrosa decidiu implantar a unidade com verba própria e, por isso, em junho vamos fazer o vestibular para iniciar as aulas do Cefet em Betim", ressalta Abdalla.



Fonte:http://www.otempobetim.com.br/otempobetim/noticias/?IdNoticia=991
ACESSADO EM 28/06/08 às 15:00HS

É química e tem explicação

Reciclando papel

Você vai precisar de:

Tela plástica ou de metal
Duas molduras de madeira
Grampeador
Tigela rasa e larga
Papel usado
Água
Liquidificador

Mãos à obra:

Preparando o molde:

A sua tela com moldura deve ter um tamanho que caiba confortavelmente na tigela onde iremos colocar a polpa de papel. Prepare a moldura de madeira prendendo quatro pedaços de madeira cujas pontas foram cortadas em um ângulo de 45°. Alternativamente você pode usar uma porta – retrato com moldura, ou adquirir uma pronta em uma loja de materiais para silk screen. Até mesmo uma peneira plana para alimentos serve. Prenda a tela na moldura usando um grampeador. Prepare uma segunda moldura do mesmo tamanho, sem a tela.

Preparando o papel:

Corte as folhas de papel usado em pequenos pedaços. Você pode deixar os pedaços de papel de molho por algumas horas para ajudar a amolecer o material. Coloque os pedaços aos poucos no liquidificador contendo pelo menos dois terços de sua capacidade de água. Bata a mistura até que todo o papel tenha se desmanchado e você tenha polpa uniforme. A polpa está agora pronta para se formar o papel. Existem duas maneiras de se formar a folha de papel. Nesta atividade iremos mostrar a mais simples. Coloque q moldura, com a tela voltada para cima, sobre a tigela, apoiando-a na borda. Coloque a segunda moldura sobre a primeira. Despeje a polpa de papel sobre o molde. Espalhe bem a polpa de forma a obter uma espessura uniforme. Deixe a água escorrer livremente. Remova a moldura superior e deixe a polpa secar completamente sobre a tela. O papel está pronto para ser retirado.

O que acontece:

O papel é composto de fibras de celulose. A celulose é um polímero natural presente em todas as plantas. Ao bater as fibras com a água estamos separando estas fibras. Quando “peneiramos” o material, deixamos as fibras de celulose se aproximarem uma das outras e, à medida que a água vai secando,o papel vai se formando. As interações que se formam entre as fibras de celulose são chamadas de ligações de hidrogênio. A água também apresenta este tipo de interação entre suas moléculas e forma estas interações com a celulose. Enquanto temos água presente, as cadeias de celulose não conseguem se juntar firmemente, pois a água compete pelos mesmos pontos onde elas se ligam. Quando o material está seco, temos uma folha de papel muito mais resistente.
A reciclagem de papel é um processo muito importante para diminuir a quantidade de lixo que irá acabar nos aterros. Algumas dificuldades do processo são as grandes variedades de tipos de papel, a presença de tintas que devem ser removidas e a contaminação do material.

MATEUS,Alfredo.Química na Cabeça,Belo Horizonte,UFMG,2001

Experiência

Bolhas de sabão gigantes

Você vai precisar de:

água
detergente
Xarope de milho
Mangueira de gás ou bambolê
Bacia plástica larga


Mãos a obra:

Para preparar a solução especial para fazer bolhas de sabão gigantes, misture para cada copo de detergente um copo de água e acrescente meio copo de xarope de milho. Embora você possa usar esta solução imediatamente, ela fica melhor quando se espera um ou dois dias. Você pode usar um grande número de apretechos para soprar bolhas de sabão. Você pode entortar um cabide de metal até que ele forme um círculo, ou usar um pedaço de barbante que se passou por dois canudinhos de plástico e se amarrou as pontas. Para bolhas realmente gigantes, nós usaremos um aro feito com uma mangueira de gás (você pode aproveitar um bambolê de plástico também). O tamanho do aro para formar as bolhas dependerá do tamanho da bacia onde você colocará a solução. Usando a bacia como medida, corte um pedaço de mangueira de gás de forma que ao formar um aro caiba com alguma folga dentro da bacia. Para as duas pontas do aro você pode usar um pequeno de madeira ou vários palitos de sorvete, de modo que cada ponta da mangueira encaixe bem firme. Coloque na bacia a solução que você preparou. Deite o aro na solução e molhe bem os dois lados. Certifique-se de que você tem solução suficiente para que o aro fique completamente mergulhado. Segure o aro pela sua parte exterior e lentamente levante uma das pontas até retirá-lo completamente da solução, formando um filme de sabão no interior do aro. Caso você não tenha conseguido formar o filme ou ele tenha estourado,continue tentando até pegar bem o jeito. Evite colocar seus dedos na parte interior do aro. Quando o filme estiver formado, balance o aro para cima e para baixo. Com um impulso firme, porém sem muita pressa, puxe o aro para cima e ao mesmo tempo ande para trás, formando um longo tubo com filme de sabão. Pratique bastante esta etapa. Para formar bolhas gigantes você deve girar o aro após formar o tubo, de modo a fechar a bolha. Pratique sem pressa e, de preferência, em um lugar aberto e que possa ser molhado.

Para pensar:

Por que as bolhas de sabão são esféricas? Por que colocamos xarope na solução?

O que acontece:

Bolhas de sabão feitas com uma mistura, como a sugerida aqui, levam-nos a pensar que o sabão aumenta as interações entre as moléculas de água. Afinal, o filme de sabão se comporta como um fino e delicado balão de borracha, com elasticidade e resistência muito maior do que a esperada. Na verdade o que ocorre é justamente o oposto. As interações entre moléculas de água são tão fortes que nunca conseguiríamos separá-las para formar uma bolha sem a ajuda do sabão. Quando a água está no interior de uma gota, por exemplo, ela está confortavelmente cercada de outras moléculas. Já quando ela está na superfície da gota, só existem moléculas de água abaixo dela, e não acima, onde se encontre ar. Quando está em uma bolha, a água está exposta em uma superfície muito maior do que ela estaria em uma gota. Para diminuir esta superfície para um mínimo, a bolha assume uma forma esférica, na qual temos a menor área superficial possível em relação ao volume da bolha. O sabão diminui as interações entre as moléculas de água, pois se coloca entre elas. A elasticidade do filme de água e sabão é devida às interações entre as moléculas de água que ainda restaram mesmo com a adição do sabão.
Colocamos o xarope de milho na nossa mistura para aumentar a resistência das bolhas. A bolha de sabão apresenta uma grande área superficial em um filme muito fino. Esta grande superfície facilita a evaporação da água, e o filme fica cada vez mais fino até que... POP! A bolha estoura. O xarope de milho (ou outras substâncias pouco voláteis como o açúcar ou glicerina) forma fortes interações com a água, dificultando a sua evaporação.
As bolhas de sabão vêm encantando crianças e adultos há muito tempo. Desde o século 19 já se sopravam bolhas usando simples cachimbos de sabão. Nos anos 1940 a solução para se soprarem bolhas de sabão começou a ser engarrafada e comercializada e hoje estas soluções são um dos brinquedos mais vendidos no mundo.
Mas será que as bolhas ajudam na limpeza das roupas, pratos, etc.? Na verdade as bolhas têm um papel muito pequeno na remoção da sujeira. Quando a única alternativa era se usar o sabão comum, um problema aparecia em regiões onde a água utilizada continha muitos sais de cálcio e magnésio dissolvidos, a chamada água “dura”. Estes sais formam compostos insolúveis com o sabão comum. Desta forma ao lavar um prato se a pessoa observava a presença de bolhas, ela sabia que estava usando sabão suficiente para dar conta de todo o cálcio ou o magnésio e ainda remover a gordura. Os detergentes sintéticos não formam compostos insolúveis com o cálcio ou o magnésio, mas foram rejeitados pelos consumidores, que associam um bom detergente com a quantidade de espuma produzida. Hoje se colocam outros aditivos que ajudam na formação de bolhas, muito embora um detergente que não forme espuma saia muito mais facilmente na água.

MATEUS,Alfredo.Química na Cabeça,Belo Horizonte,UFMG,2001

Um pouco de Química

Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.

Química Analítica,este é o ramo da Química que se preocupa em identificar substâncias, seja qualitativamente (dizer o que é) assim como quantitativamente (dizer a quantidade da substância em análise). Assim, a primeira é chamada de Química Analítica Qualitativa, enquanto a segunda é chamada de "Química Analítica Quantitativa.
Análise qualitativa ou análise quantitativa. A amostra é submetida à análise seja para conhecer a identidade de seus componentes seja para determinar a quantidade dos componentes presentes. Perante uma amostra desconhecida, é necessário determinar sua composição qualitativa e sua composição quantitativa. Os procedimentos experimentais a seguir dependem da informação previamente adquirida. Por este motivo a análise qualitativa deve preceder a quantitativa.

A físico-química é a disciplina que estuda as propriedades físicas e químicas da matéria, através da combinação de duas ciências: a física (onde se destacam áreas como a termodinâmica e a mecânica quântica) e a química. Suas funções variam desde interpretações das escalas moleculares até observações de fenômenos macroscópicos.

A bioquímica é uma ciência que estuda principalmente a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos.

Química ambiental é a química do meio ambiente. Pode ser dividido na química dos processos naturais no ar, na água e no solo da terra. Diz respeito principalmente com os aspectos químicos dos problemas que os seres humanos criaram no meio ambiente natural.

A petroquímica é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo, normalmente a partir da separação dos componentes do petróleo por destilação.A petroquímica cresceu vertiginosamente nesse último século, com a necessidade de substitutos mais lucrativos para diversos produtos.

A engenharia química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia , física e matematica para projetar, construir, e operar plantas químias de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos, chamados de Operações Unitárias. As Operações Unitárias são as etapas individuais que constituem todos processos que transformam uma matéria-prima em produto final. As técnicas de projeto de operações unitárias são baseadas em princípios teóricos ou empíricos de Transferência de Massa, Transferência de Calor, Transferência de Quantidade de Movimento, Termodinâmica, Biotecnologia e Cinética Química. Desta forma, os processos podem ser estudados de forma simples e unificada. Cada Operação Unitária é sempre a mesma operação, independente da natureza química dos componentes envolvidos. Por Exemplo: Transferência de calor é a mesma operação em um processo petroquímico ou em uma indústria de alimentos.

Carboquímica é o estudo dos produtos provenientes da destilação dos vários tipos de carvão mineral e da madeira. Quando se destila o carvão mineral, ou a madeira em atmosfera isenta de oxigênio, produz o alcatrão que ao ser condensado, e passandos por uma coluna de destilação fracionada, produz uma série de produtos ,que vai desde o benzeno, tolueno, naftaleno e no caso da madeira, acetonas, metanol, etanol, etc, além de uma série de hidrocarbonetos políciclicos e aromáticos complexos.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Química na UFMG

Química
Você já parou para pensar que, em, pelo menos, uma etapa de qualquer processo produtivo, acontecem modificações de propriedades de materiais? Não entendeu nada? Vamos a um exemplo: em uma indústria automobilística, desde a fabricação da carroceria até a inspeção da qualidade da tinta utilizada na pintura do veículo, são feitas análises químicas para alcançar o resultado desejado. Esse trabalho é feito por um Químico. Essa é apenas uma das muitas áreas de atuação desse profissional.

Curso de Química - UFMG
O curso de Química tem sede no Campus Pampulha. Criado em 1943, o curso admitia, até este ano, 80 alunos, em duas entradas. No primeiro semestre, entravam 40 alunos no período diurno e os outros 40 entravam, no segundo semestre, no curso noturno. Com a adesão da UFMG ao Plano de Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso de Química será ampliado, passando a oferecer mais dez vagas para a opção noturna. O curso diurno tem duração de oito semestres e, no segundo período, o aluno opta pelo Bacharelado ou pela Licenciatura. O curso noturno, criado em 1994, tem duração de dez semestres e oferece a modalidade Licenciatura.

Sobre o curso
O curso de Química da UFMG é oferecido nas modalidades:
Licenciatura - Prepara o aluno para dar aulas no Ensino Médio e nas últimas séries do Ensino Fundamental;
Bacharelado - O Bacharel pode trabalhar na área de pesquisa fundamental ou tecnológica em indústrias, em áreas ambientais, na análise e controle da qualidade de matérias-primas e produtos finais, na comercialização de produtos químicos e em outras funções de acordo com a sua capacitação.
Com a flexibilização curricular, os alunos de Química passaram a ter um domínio maior sobre sua formação acadêmica, de acordo com a área de interesse profissional de cada um.
A grade de disciplinas contempla matérias básicas, comuns a todos os estudantes do curso, e uma grande variedade de disciplinas optativas e eletivas.
Os alunos da Química cursam disciplinas no Departamento de Química e, também, em outros Departamentos do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e na Faculdade de Educação (FAE), no caso de optarem pela Licenciatura. Isso permite que eles tenham contato maior com a Universidade e que conheçam novas possibilidades de enriquecer a formação. A participação em projetos de pesquisa e de extensão oferecidos pela UFMG também contribui para a melhor formação dos alunos.

O que faz a diferença
A procura pelo curso de Química tem sido crescente nos últimos anos. As boas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho contribuem para esse crescimento. A qualificação dos professores – a grande maioria deles possui o título de Doutor – é, igualmente, um destaque do curso de Química da UFMG. Em geral, mesmo antes de se formarem, os alunos começam a dar aulas ou até conseguem empregos em indústrias e empresas. A inauguração de um novo prédio com laboratórios e um auditório, em março de 2004, representou uma conquista importante para os alunos, professores e servidores técnicos e admnistrativos. Foram construídos, então, 32 novos laboratórios de ensino.

Vida de Químico
“Eu me lembro como se fosse hoje. Meu pai era enfermeiro e um dia ele me levou ao laboratório. Eu olhei todo aquele aparato, todas aquelas reações químicas e me vi usando o jaleco branco. A partir daquela data, coloquei como meta na minha vida: ser química”. Essa determinação levou Fabiana Torres a seguir a trilha paterna e torno-se gerente de uma grande empresa no ramo de análises químicas. Segundo ela, o mercado oferece grandes oportunidades, mas o esforço de quem se dedica à área é essencial. “O aluno do curso deve correr atrás de oportunidades para valorizar a carreira, como iniciações científicas e estágios. O mercado está aquecido principalmente no ramo de mineração,” revela.
Fabiana Domingues Torres, 31 anos
ACESSADO EM 29/06/08 ÀS 17:15HS

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ao centro a madrinha de nossa turma,Maria José.

domingo, 22 de junho de 2008

2° Palestra sobre o mercado de trabalho


Sexta-feira(20/06/2008) tivemos uma palestra com o professor do SENAC Fabrício Prata.
A palestra começou por volta das 13:30hs e terminou às 15:00hs.
Ele retratou assuntos relacionados ao mercado de trabalho que abaixo estão especificados.

° Questões atuais:
- Existem vagas de trabalho para todos?
- Novo Mercado X Mão-de-obra.
- Emprego X Trabalho.

° Hoje o Bom Profissional precisa de:
- Auto – percepção.
- Objetivos profissionais e pessoais pré estabelecidos.

° Empregabilidade (assimilação de praticas de trabalho para aprender ser competitivo)
- Conhecimento do trabalho
- Conhecimento Área X Negócio

° O que eu preciso ter/ser:
- Conhecimento do meu segmento.
- Generalista.
- Especialista (diferencial)
- Globalização (processo de Ponta)
- Net Work (Rede de Contatos)
- Diferenciação Cultural.
- Reciclagem Acadêmica.
- Fluência de Idiomas (Inglês, Espanhol e Mandarim)

° Buscar Entendimento em:
- Sou um eterno Aprendiz? (competitividade)
- Sou acomodado? (resistentes e conservadores)
- Recém-Formados


Pergunta-se:
- Qual é a minha qualificação?
- Estou preparado p/ demandas futuras?
- Se houver um “Downsizing”? (corte de funcionários)
- Estou mantendo meus níveis de Competência?

QUALIFICAÇÃO E COMPETÊNCIA

O que as Organizações atualmente nos exigem:
- Gestão do Trabalho
O Trabalho...
“Na Sociedade moderna o trabalho é desenvolvido por meio da profissão que o individuo se encontre preparado.”

Escolha profissional
Cuidados na escolha profissional
O trabalho na atualidade. (Passado, presente, futuro)
Realidade atual no trabalho.
Perfil profissional Atual.

ELABORAÇÃO DE UM “CURRICULO”

O que é um Currículo?
Pra que serve?
Apresentação do Currículo.
Instruções para preenchimento do Currículo.
Dados do Trabalhador;
Objetivo Profissional;
Síntese das qualificações;
Formação Escolar/ Acadêmica;
Experiência Profissional;
Cursos e Atividade Extracurriculares. (Seminários, Palestras e Workshop)



Todos os alunos do 1° A participaram da palestra e a maioria gostou muito.


sábado, 21 de junho de 2008

1° Palestra sobre mercado de trabalho.

Quinta-feira(19/06/2008) foi um dia muito bom na escola relacionado a FECICO. Os cinco alunos de cada sala responsãveis pelo blog, foram chamados na hora do intervalo para uma palestra sobre Mercado de Trabalho com alguns alunos do SENAC. Perdemos o intervalo, mas tudo bem, valeu muito apena. Foi muito prestativa a palestra. Pelo menos aprendemos muito sobre como ingressar com o pé direito no mercado de trabalho, bem como se vestir, se portar e como fazer um bom curriculo, sem mentir, é claro.
Foi uma palestra muito proveitosa para o nosso aprendizado, gostamos muito e achamos que a FECICO é uma ótima oportunidade para nos aprofundarmos mais no nosso conhecimento no mercado de trabalho...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Nossa turma.