sexta-feira, 27 de junho de 2008

Química na UFMG

Química
Você já parou para pensar que, em, pelo menos, uma etapa de qualquer processo produtivo, acontecem modificações de propriedades de materiais? Não entendeu nada? Vamos a um exemplo: em uma indústria automobilística, desde a fabricação da carroceria até a inspeção da qualidade da tinta utilizada na pintura do veículo, são feitas análises químicas para alcançar o resultado desejado. Esse trabalho é feito por um Químico. Essa é apenas uma das muitas áreas de atuação desse profissional.

Curso de Química - UFMG
O curso de Química tem sede no Campus Pampulha. Criado em 1943, o curso admitia, até este ano, 80 alunos, em duas entradas. No primeiro semestre, entravam 40 alunos no período diurno e os outros 40 entravam, no segundo semestre, no curso noturno. Com a adesão da UFMG ao Plano de Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso de Química será ampliado, passando a oferecer mais dez vagas para a opção noturna. O curso diurno tem duração de oito semestres e, no segundo período, o aluno opta pelo Bacharelado ou pela Licenciatura. O curso noturno, criado em 1994, tem duração de dez semestres e oferece a modalidade Licenciatura.

Sobre o curso
O curso de Química da UFMG é oferecido nas modalidades:
Licenciatura - Prepara o aluno para dar aulas no Ensino Médio e nas últimas séries do Ensino Fundamental;
Bacharelado - O Bacharel pode trabalhar na área de pesquisa fundamental ou tecnológica em indústrias, em áreas ambientais, na análise e controle da qualidade de matérias-primas e produtos finais, na comercialização de produtos químicos e em outras funções de acordo com a sua capacitação.
Com a flexibilização curricular, os alunos de Química passaram a ter um domínio maior sobre sua formação acadêmica, de acordo com a área de interesse profissional de cada um.
A grade de disciplinas contempla matérias básicas, comuns a todos os estudantes do curso, e uma grande variedade de disciplinas optativas e eletivas.
Os alunos da Química cursam disciplinas no Departamento de Química e, também, em outros Departamentos do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e na Faculdade de Educação (FAE), no caso de optarem pela Licenciatura. Isso permite que eles tenham contato maior com a Universidade e que conheçam novas possibilidades de enriquecer a formação. A participação em projetos de pesquisa e de extensão oferecidos pela UFMG também contribui para a melhor formação dos alunos.

O que faz a diferença
A procura pelo curso de Química tem sido crescente nos últimos anos. As boas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho contribuem para esse crescimento. A qualificação dos professores – a grande maioria deles possui o título de Doutor – é, igualmente, um destaque do curso de Química da UFMG. Em geral, mesmo antes de se formarem, os alunos começam a dar aulas ou até conseguem empregos em indústrias e empresas. A inauguração de um novo prédio com laboratórios e um auditório, em março de 2004, representou uma conquista importante para os alunos, professores e servidores técnicos e admnistrativos. Foram construídos, então, 32 novos laboratórios de ensino.

Vida de Químico
“Eu me lembro como se fosse hoje. Meu pai era enfermeiro e um dia ele me levou ao laboratório. Eu olhei todo aquele aparato, todas aquelas reações químicas e me vi usando o jaleco branco. A partir daquela data, coloquei como meta na minha vida: ser química”. Essa determinação levou Fabiana Torres a seguir a trilha paterna e torno-se gerente de uma grande empresa no ramo de análises químicas. Segundo ela, o mercado oferece grandes oportunidades, mas o esforço de quem se dedica à área é essencial. “O aluno do curso deve correr atrás de oportunidades para valorizar a carreira, como iniciações científicas e estágios. O mercado está aquecido principalmente no ramo de mineração,” revela.
Fabiana Domingues Torres, 31 anos
ACESSADO EM 29/06/08 ÀS 17:15HS

Nenhum comentário: