domingo, 29 de junho de 2008

Um pouco de Química

Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.

Química Analítica,este é o ramo da Química que se preocupa em identificar substâncias, seja qualitativamente (dizer o que é) assim como quantitativamente (dizer a quantidade da substância em análise). Assim, a primeira é chamada de Química Analítica Qualitativa, enquanto a segunda é chamada de "Química Analítica Quantitativa.
Análise qualitativa ou análise quantitativa. A amostra é submetida à análise seja para conhecer a identidade de seus componentes seja para determinar a quantidade dos componentes presentes. Perante uma amostra desconhecida, é necessário determinar sua composição qualitativa e sua composição quantitativa. Os procedimentos experimentais a seguir dependem da informação previamente adquirida. Por este motivo a análise qualitativa deve preceder a quantitativa.

A físico-química é a disciplina que estuda as propriedades físicas e químicas da matéria, através da combinação de duas ciências: a física (onde se destacam áreas como a termodinâmica e a mecânica quântica) e a química. Suas funções variam desde interpretações das escalas moleculares até observações de fenômenos macroscópicos.

A bioquímica é uma ciência que estuda principalmente a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos.

Química ambiental é a química do meio ambiente. Pode ser dividido na química dos processos naturais no ar, na água e no solo da terra. Diz respeito principalmente com os aspectos químicos dos problemas que os seres humanos criaram no meio ambiente natural.

A petroquímica é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo, normalmente a partir da separação dos componentes do petróleo por destilação.A petroquímica cresceu vertiginosamente nesse último século, com a necessidade de substitutos mais lucrativos para diversos produtos.

A engenharia química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia , física e matematica para projetar, construir, e operar plantas químias de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos, chamados de Operações Unitárias. As Operações Unitárias são as etapas individuais que constituem todos processos que transformam uma matéria-prima em produto final. As técnicas de projeto de operações unitárias são baseadas em princípios teóricos ou empíricos de Transferência de Massa, Transferência de Calor, Transferência de Quantidade de Movimento, Termodinâmica, Biotecnologia e Cinética Química. Desta forma, os processos podem ser estudados de forma simples e unificada. Cada Operação Unitária é sempre a mesma operação, independente da natureza química dos componentes envolvidos. Por Exemplo: Transferência de calor é a mesma operação em um processo petroquímico ou em uma indústria de alimentos.

Carboquímica é o estudo dos produtos provenientes da destilação dos vários tipos de carvão mineral e da madeira. Quando se destila o carvão mineral, ou a madeira em atmosfera isenta de oxigênio, produz o alcatrão que ao ser condensado, e passandos por uma coluna de destilação fracionada, produz uma série de produtos ,que vai desde o benzeno, tolueno, naftaleno e no caso da madeira, acetonas, metanol, etanol, etc, além de uma série de hidrocarbonetos políciclicos e aromáticos complexos.

Nenhum comentário: